Programação

Evangelho Aberto ao Público:

Quartas-feiras: 20:00 hs - T.E (Tratamento Espiritual) mediante entrevista.

Quintas-feiras: 15:00 hs

Evangelização Infantil: Sábados: 14:00 hs

Escola de Aprendizes do Evangelho: Quintas-feiras: às 20:00 hs

Endereço: Av.Presidente Castelo Branco,1425 - Jardim Zaira - Mauá - SP CEP:09321-375
E-mail: fecasadocaminho@hotmail.com

domingo, 5 de fevereiro de 2012

A Meditação como Instrumento de Reforma Íntima

"Fazei pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu." Jesus

A prece e a meditação acendem em nosso cérebro ondas luminescentes que clareiam todo o sistema neuronal. Quem ora e medita entra em contato direto com as Fontes inesgotáveis da Vida e da Energia Cósmica Universal.
Esse tipo de abordagem ganhou embasamento científico. Se há algumas décadas esse assunto pareceria papo de "hippie"  falando sobre energia e a Era de aquário, hoje em dia, com o avanço tecnológico, sobretudo com a possibilidade do mapeamento cerebral por potentes computadores, pode-se, de fato, descortinar o resultado comportamental neufisiológico advindo da meditação e de orações sentidas e prolongadas!
Pesquisas laboratoriais de imageamento encefálico detectaram que o comportamento cerebral se altera muito durante esses estados de consciência expandida.
O resultado mais visível desses estudos está no fato de que durante uma prática meditativa ou um período de oração intensa, ocorre uma ativação no córtex pré-frontal; essa ativação estimula o núcleo reticular do tálamo que, por sua vez, requer a produção e a distribuição do neurotransmissor glutamato, utilizado na comunicação entre os neurônios.*
Em decorrência desse processo de ativação de alguns setores cerebrais a partir do córtex pré-frontal, ocorrerá uma maior produção de gaba (ácido gama amino butírico) e serotonina, bem como de endorfinas. **Essas substâncias são responsáveis por um funcionamento neurofisiológico mais sadio: aumentam a potência da memória, melhoram o humor, despertam a alegria e fortalecem o raciocínio e o discernimento, pois a comunicação neuronal torna-se mais ativa.
"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus." Salmos 46:11
Os espíritos de luz sempre  esclareceram: A meditação e a oração produzem bem estar porque nos colocam em contato direto com os Mentores, com ondas superiores de Vibrações cósmicas e frequências energéticas transcendentais de cura.
Hoje a ciência oficial de alguma forma ajuda a explicar isso, não por captar a essência da corrente energética, mas por detectar os resultados efetivos no comportamento neuronal de quem consegue pela oração e pela meditação, entrar em contato com essas energias.
 "Esta explicação é, sobretudo, para aqueles que não compreendem a utilidade da prece puramente mística (...)" E.S.E cap. XXVII
Essas pesquisas recentes da Ciência Oficial não vêm necessariamente aumentar a nossa fé, mas é bom saber que "não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade." ***Os místicos de todos os tempos sempre souberam disso.
O que apenas agora ocorre, nessa nova Era do Planeta, é que a Ciência, a partir de seus instrumentos de investigação, comprova fisiologicamente que orar e meditar realmente fazem bem. Mas isso o Espiritismo já revelara desde meados do século XIX.
Denilson Sant'Ana

* Bibliografias consultadas: Neurofisiologia da Meditação; Marcello Árias Danucalov, Roberto Simões (2000)

** Bucci, Conley & Gallagher

*** O Evangelho segundo o espiritismo; Frontipício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário