Programação

Evangelho Aberto ao Público:

Quartas-feiras: 20:00 hs - T.E (Tratamento Espiritual) mediante entrevista.

Quintas-feiras: 15:00 hs

Evangelização Infantil: Sábados: 14:00 hs

Escola de Aprendizes do Evangelho: Quintas-feiras: às 20:00 hs

Endereço: Av.Presidente Castelo Branco,1425 - Jardim Zaira - Mauá - SP CEP:09321-375
E-mail: fecasadocaminho@hotmail.com

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Espiritismo: Uma Religião Ecológica

       Estamos vivendo uma época  de grandes mudanças, ou melhor dizendo, estamos vivendo uma mudança de Época: Transformações  intensas e profundas  sem precedentes na História da Humanidade  comparável apenas, talvez,  com a imensa transformação que foi o Período que marca o fim da Idade Média e  o início  da  Renascença.

      E um  tema novo que emergiu desde  o  início dos anos 70 é a questão da ecologia e da sustentabilidade. Isto quer  dizer especificamente:  quão impactante é a nossa presença física no planeta? Quanto se destrói de florestas, quanto se gasta de água e quanto se mata de animais para que nós humanos sigamos vivendo?
     
Os ambientalistas foram os primeiros a se preocupar com o tema: qualidade do ar, cuidado com a água, preservação  da flora e fauna.


A sociedade moderna, após tsunamis, tornados, terremotos, temperaturas extremas, enchentes, falta de chuva, efeito estufa, e tufões,  viu-se confrontada pela  intrincada questão da produção do lixo, e da alimentação   ecologicamente correta ou incorreta.
E o tema passa inevitavelmente por uma estatística surpreendente e indigesta: Fábricas e carros destroem menos a Natureza e a camada de ozônio   que a alimentação carnívora!!
Sim, para cada  quilo de carne vermelha consumida, gastam-se 100 vezes mais água do que o mesmo  quilo em cereais. A destruição de florestas com o objetivo de formarem  pastos para a criação bovina, é responsável por devastação ainda  maior que  as devastações  efetuadas por madeireiras .
 O consumo de carne é o mais forte responsável pela aceleração do efeito estufa. A despeito de dados muito mal divulgados pela mídia, é o resultado que estudos e pesquisas vem comprovando.
A preocupação hoje é: do que comemos, quanto é altamente destrutivo para a Natureza? E o lixo que produzimos? O Planeta Terra pede socorro.

O Espiritismo, no entanto, mesmo antes desse tempo de preocupação com o consumo agressivo da carne,  na década de 40 (antes da simpática ação dos ambientalistas) já propagava a sustentabilidade do planeta, numa ação ecológica que quase ninguém entendeu à época: o vegetarianismo.

Assim encontramos em diversos livros espíritas de médiuns consagrados, Chico Xavier, João Nunes Maia, Hercílio Maes, etc. E espíritos de escol: André Luiz, Miramês, Ramatís, etc  explicações precisas sobre a excelência da alimentação vegetariana.



          
Assim como o Hinduísmo de Mahatma Gandhi e o Budismo do carismático Dalai Lama, religiões adeptas do ecologicamente correto e da sustentabilidade, o Espiritismo também sempre apresentou o postulado de uma alimentação não-carnívora, não violenta  e ecologicamente correta.
Dentre as muitas obras espíritas que tratam do assunto, sugerimos a princípio, o estudo de qualquer uma das obras de Ramatis, sobretudo Elucidações do Além e Fisiologia da Alma(ambas pela psicografia do  médium Ercílio Maes). Esta última trata fortemente da questão do vegetarianismo em vários tópicos.
Também o livro Missionários da luz de Emmanuel/Chico Xavier. Pág. 41,24ª Ed.FEB.
Convém   observar com olhos de ver,  o quão fortemente já fomos instruídos  sobre a violência da alimentação carnívora, e há  quanto tempo  o assunto é trazido a nós encarnados pelos espíritos de escol. Os alertas são claros, precisos e contínuos, contudo, não nos violentam o livre arbítrio. Vale a pena um estudo sob esse enfoque quanto à mudança do hábito alimentar. Ainda que tenhamos uma sensação  que mais do que estudar, o que precisamos mesmo, é pôr em prática, afinal de contas, “a lição sabemos de cor, só nos resta aprender”*.

*Sol de Primavera, Beto Guedes

 Denilson Sant’Ana            

Nenhum comentário:

Postar um comentário