Programação

Evangelho Aberto ao Público:

Quartas-feiras: 20:00 hs - T.E (Tratamento Espiritual) mediante entrevista.

Quintas-feiras: 15:00 hs

Evangelização Infantil: Sábados: 14:00 hs

Escola de Aprendizes do Evangelho: Quintas-feiras: às 20:00 hs

Endereço: Av.Presidente Castelo Branco,1425 - Jardim Zaira - Mauá - SP CEP:09321-375
E-mail: fecasadocaminho@hotmail.com

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Meditação como Instrumento de Reforma Íntima III

 A Meditação é um dos instrumentos utilizados para promover a nossa tão almejada transformação interior.  Com o avanço da  tecnologia, ramos da Ciência Oficial, como os estudos da Neurociências, comprovam e  aprofundam os conceitos de Freud sobre consciente e inconsciente. E a meditação surge, nesse contexto, como um instrumento de descoberta do mundo interior  em posição de relevo. As pesquisas em universidades vem comprovando o quanto técnicas meditativas são consistentes em promover um nível de conhecimento interno gradativo, à parte o equilíbrio fisiológico na regularização da pressão arterial e diminuição de ansiedade e estresse.
  
  Apesar destas descobertas novas, a Meditação, utilizada como uma ferramenta para a Reforma Íntima,  e instrumento para se ligar mais intimamente a Deus, sempre foi prática cotidiana nos primóridos do Cristianismo.
  
  Com o tempo esta disciplina passou a ser deixada de lado , até ficar quase que completamente esquecida. Quando se fala em Meditação, em geral pensa-se nas religiões orientais, sobretudo no Budismo, olvidando-se que, na própria essência do corpo doutrinário do Cristianismo, desde suas origens, a meditação sempre fora praticada. 

   Lembramos sempre a expressão proferida por Jesus:
  "Fazei pausas para observar os lírios do campo e as aves do céu."

  Esta assertiva do Cristo não é convite ao ócio, à preguiça. É ensinamento para vasculhar o mundo interno, para pensar, refletir, contemplar, unir-se a Deus.

  Em Salmos na Bíblia, cap. 46  vers. 10 encontramos:

  "Aquietia-vos e sabei que Eu sou Deus."

  Para sentirmos Deus, trocar a concepção de Deus pela percepção de Deus é necessário aquietar-se, sentir paz, contemplar a Beleza Divina e tentar preencher-se Dela, saturar-se do Divino.

  O Espiritismo como sendo O Consolador Prometido, isto é, a revivência da essência do Cristianismo Primitivo que existia antes da transformação política efetuada por Constantino, também faz inúmeras referências à meditação, como  sendo esta, poderosa ferramenta para aprofundar a intimidade com o Cristo Cósmico e alcançar a comunhão com o Senhor   do Infinito.

  "Busca a intimidade com a sabedoria, pelo estudo e pela meditação." *

  "Entendemo-nos perfeitamente com o ruído e com a leviandade do mundo que nos cerca os sentidos inferiores, mas raramente nos comunicamos com o Espírito Sublime do Cristo, na própria consciência."**

  "Ó meu amigo, se adotaste efetivamente o aprendizado com o Divino Mestre, retira-te a um lugar à parte, e cultiva os interesses de tua alma."*

  " É possível que não encontres o jardim exterior que facilite a meditação, nem algum pedaço de natureza física onde repouses do cansaço material, todavia, penetra o santuário, dentro de ti mesmo."*

  "Momentos sugem na vida em que só o profundo silêncio da alma consegue traduzir a paz, o reconhecimento e a alegria."**


*Fonte Viva ;  Emmanuel / Chico Xavier; cap. 86   e 147

 ** Voltei; Irmão Jacob/ Chico Xavier 


Pesquisa e Texto Preliminar: Denilson Sant'Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário